Quais materiais básicos para começar fazer Scrapbook?


Olá,
Bom falar de Scrap é um prazer pra mim, adoro ajudar e criar minhas coisinhas.
Eu conheci o Scrapbook Digital antes do artesanal, depois que conheci o artesanal muita coisa mudou.

No começo é sempre mais difícil, mas de vagarinho você vai conseguir seus materiais de desejos.

No começo eu não tinha nada de especial, então se você tem alguns materiais pode começar hoje mesmo!
EU usava:

- Capa velha de cadernos usados da escola ( opção provisória para base de corte kkk acredite e funciosava kkk)
- Tesoura (usava somente uma, pra corta papel, tecido, fitas ps: depois de usar eu limpava todas as vezes rsrs)
- Cola NORMAL branca de escola
- Lapiseira, borracha, régua de acrilico transparente, estilete, compasso( tudo que usava no colégio rsrs)
- Cartolina, papéis estampados, papéis de origami que achava bem fácil
- Botões que achava pela casa (risos)
- Linha que trouxe da casa da minha mãe


Eu não produzia páginas, somente cartões então não usava fotos, mas nada te impede de usar coisas 'um pouco' improvisadas assim para montar sua página.

O scrapbook hoje tem um mercado muito amplo de materiais, mas você deve começar pelo básico, até porque, algumas técnicas exigem um pouco mais de conhecimento.

Materiais Básicos:

Base de Corte:
A base de corte é fundamental para cortar o papel, assim protege sua área de trabalho e o corte da lamina da sua ferramenta. Quem faz em larga escala, ou faz muito scrap, pode usar a guilhotina, mas mesmo assim, para alguns detalhes é necessária a base de corte. Ela é encontrada em vários tamanhos entre eles: A4, A3, A2 etc... Todos os modelos possuem marcação de medidas.

MAS TAMY E SE EU NÃO TIVER A BASE DE CORTE?
Amiga, mesa de vidro tbm serve, porque não risca eu tenho um vidro em cima da minha mesa do escritório e as vezes corto em cima dele sem problema tomando sempre muito cuidado para não escorregar OK!

Não precisa comprar a Base de corte mais 'top' que tem, comece com as menores, minha primeira base ganhei da minha amiga, tenho ela até hoje, sempre que faço trabalhos menores a uso!
só a pouco tempo comprei uma maior.

Veja alguns modelos de base de corte, cores e tamanhos diferentes.


Existem várias tesouras no mercado próprias para scrapbook, e a diferença delas é que são usadas para um fim específico, papel, recortes menores que requer uma posta mais precisa e fina, outra para tecido, outra somente para fitas adesivas pois ela tem uma lâmina especial que a cola da fita não gruda, mas você pode usar tesouras de escola que são mais econômicas e servem para o mesmo fim não é mesmo. separe por cor ou amarre uma fita para você diferenciar suas tesouras e deixar uma para cada finalidade e sempre após o uso limpe e ela estará sempre com corte bom e limpa para um próximo trabalho ok!
Existem ainda várias tesouras com cortes especiais, é muito legal também pois podem ser usadas para fazer bordas em papéis substituindo alguns furadores de borda.
Os estiletes seguem essa mesma linha de raciocínio, os melhores sempre são os mais caros, mas aqueles mais baratinhos de papelaria servem para a mesma coisa, e a gente ainda economiza um pouquinho.
E o que dizer sobre as Colas para scrapbook?
eu ainda uso aquela cola branca de escola, ou até mesmo a de bastão que sempre temos em casa, para montar um cartão, tag e qualquer trabalho que não vou usar fotos, porque não é aconselhável usar essas colas brancas pois ela tem ácido na composição é isso que estraga suas fotos, com o tempo deixam suas fotos amareladas e podem até manchar.
Tem uma dica muito legal e SUPER ECONÔMICA de cola que são as colas lantejoulas, cola para glitter, são livres de ácido também então você pode usar sem medo de errar!
Na questão da Régua, é aconselhavel que você use réguas de Metal, pois com elas você tem uma melhor precisão quando for usar o estilete em particular.
mas se não dá para investir nisso agora não tem problema use sua régua transparente que também da super certo, só use ela virada para que o estilete não suba na parte dos numeros e acabe te machucando.



Então sua lista é essa!
Matérias básicos para Scrapbook:
1- Base de corte
2- Papéis decorados
3- Régua
4- Tesoura
5- Estilete
6- Cola livre de ácido
7- Fita dupla face
8- Fita banana ( aquela fita amarela, alguns chamam de fita espuma).


Você também pode comprar vários itens para decoração.
- Flores
- Fitas de cetim
- Botões
- Strass
- Pérolas
- Cola com glitter

Em breve vou fazer um UP de materiais adicionais para scrapbook( que na minha opinião são MUITO ÚTEIS)!

Espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, escreva nos comentários que eu respondo OK!

♥ Se gostou, deixe um comentário 
Fiquem com Deus
♥ Me encontre por ai ♥
Fanpage <--> Youtube <--> Instagram

6 comentários:

  1. Amei! Nossa como vc é criativa e generosa... Muitos jamais dividiriam estas dicas... estou entrando neste mundo agora... doida pra aprender... mas, confesso q estava assustada com os valores do material no mercado. Vc é uma benção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandrinha!
      é essa mesmo minha intensão, ajudar quem está começando porque para vender as pessoas sempre indicam os materiais caros, e como no começo a gente nunca sabe se vamos nos adaptar, seguir e tornar essa quem sabe nossa profissão então vamos economizar né =) , depois de decidir que é isso mesmo que a gente quer ai sim investimos né =)
      Realmente os materiais são muito caros, porque muitos são importados, mas sempre se tem um jeitinho alternativo né.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijinhos

      Excluir
  2. ameiiii.... Tamy obrigada por compartilhar.. adorei as dicas... Andei pensando em fazer meu cantinho e me aventurar no que mais amo.. estava pensando em como fazer pra saber o básico e como começar, fiquei tão feliz que você compartilhou conosco. Amo já a arte digital e quero agora algo mais... Obrigada pelas dicas.. Muitos sonhos e realizações em sua vida ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha..
      fico feliz que tenha gostado, e que essas dicas serviram para você =D
      muito obrigada pelo carinho de sempre... beijinhos

      Excluir
  3. Disse tudo Tamy!
    É inegável que ter alguns materiais facilitam, mas o que importa mesmo é a criatividade!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi =D
      fico muito feliz que gostou das dicas, e que deixou recadinho aqui no meu cantinho.
      É isso mesmo, usando a criatividade a gente pode tudo =)
      te admiro demais, seja sempre bem vinda.
      Beijnhos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...